6 dicas para cobrar o condomínio atrasado

10

jan | 2023

6 dicas para cobrar o condomínio atrasado

Muitos condomínios enfrentam problemas ao lidar com a inadimplência dos proprietários. Como resultado, os custos de operação e manutenção aumentam e a satisfação dos proprietários também diminui.

Por essa razão, um sistema de cobrança eficaz deve ser implementado para garantir o fluxo de receita do condomínio.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer cobranças de condomínio atrasado.

LEIA TAMBÉM: Calendário Sazonal das principais datas comemorativas de 2023 para síndicos.

1 – Estabeleça processos de cobrança

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer um processo de cobrança. O processo deve ser claro e específico, informando aos proprietários quando e como as taxas de condomínio devem ser pagas.

Se possível, utilize e-mails automáticos para lembrar os proprietários das datas de pagamento.

2 – Use contratos de locação

Outra boa prática é usar contratos de locação. Esses contratos proíbem os proprietários de inadimplir. Devem ser feitos com clareza para que os proprietários entendam e compreendam os seus direitos e deveres.

3 – Efetue cobranças antecipadas

Não espere até o dia do vencimento para fazer cobranças. Cobre pelo menos uma semana antes da data de vencimento para dar aos proprietários tempo suficiente para reagir.

4 – Estabeleça limites e multas

Você também pode estabelecer limites para a inadimplência e multas para os proprietários que forem inadimplentes. Isso torna os proprietários mais responsáveis ​​e conscientes de suas obrigações financeiras.

5 – Crie uma camada de segurança

Além de cobrança antecipada, você também pode usar uma camada de segurança. Isso significa cobrar todos os proprietários atrasados ​​e aqueles que estão adimplentes. Isso aumenta o fluxo de receita do condomínio.

6 – Busque a receita garantida

Se o condomínio enfrenta problemas de inadimplência, você pode buscar uma receita garantida. Isso significa que o condomínio arrecada o pagamento da taxa de condomínio independentemente da inadimplência.

LEIA TAMBÉM: WhatsApp em condomínios.

Recursos Legais

Se o morador ainda não pagou as taxas condominiais depois de ser notificado legalmente, o condomínio tem o direito de ajuizar uma ação judicial para cobrança. Ações judiciais são o último recurso a ser tomado, mas podem ser muito eficazes na recuperação do débito.

O condomínio pode requerer ao juiz que negativação e outras medidas de direito de execução forçada sejam tomadas, à medida que se torna necessário para satisfazer a dívida.

Locação de Unidades

O condomínio também pode requerer a locação da unidade de um morador inadimplente. Isso é provavelmente o último recurso a ser tomado, pois envolve muitas complicações judiciais e é um procedimento caro e demorado. No entanto, em situações extremas, alugando a unidade, o condomínio pode ser capaz de recuperar os montantes devidos.

Privilegiadas

O condomínio também pode requerer que os saldos devidos do morador sejam privilegiados pela lei de execuções fiscais. Isso significa que, mesmo que seja iniciada uma ação judicial, os saldos devidos terão uma prioridade mais alta para serem pagos desde que os tributos e outras dívidas sejam pagos primeiro. Esta é uma maneira legítima de obter o valor devido do morador.

LEIA TAMBÉM: A divulgação dos condôminos inadimplentes gera dano moral?

Alternativas sempre

Existem muitas maneiras de cobrar o condomínio atrasado. Se você quiser evitar problemas de inadimplência, é importante estabelecer um processo de cobrança e usar contratos de locação, cobranças antecipadas, multas, limites, camadas de segurança e receita garantida.

Aqui no Portal AoSindico.com temos empresas que podem te ajudar.

Portal Ao Síndico

Portal Ao Síndico

Há mais de 10 anos no mercado de trabalho, o Portal Ao Síndico foi feito para você que trabalha ou atua como Síndico e para empresas que oferecem algum serviço para Condomínios. Nossa missão é unir os melhores fornecedores e trazer aos síndicos as melhores soluções dentro da região metropolitana de São Paulo.