13
mar | 2019
A Diferença entre Conta pool e Conta Vinculada
Um dos grandes objetivos de um síndico é investir na diminuição dos custos administrativos do condomínio, mas sem que isso represente em perda de efetividade nem coloque em risco a segurança das finanças dos condôminos. Logicamente, isso não é tarefa simples, mas existem alguns gastos que podem ser revistos.
A gestão dos recursos financeiros é uma das atribuições mais complexas e dispendiosas nesse contexto. Atualmente, temos dois tipos de contas que são mais utilizadas no mercado imobiliário brasileiro: conta pool e conta vinculada. Quer entender um pouco melhor sobre ambas e decidir qual a alternativa perfeita para a sua situação? Então não deixe conferir o artigo de hoje:
Conta Pool
A conta pool é a própria conta da administradora, pois na prática operacional cada empresa do ramo só possuirá uma. E é através dela que será feita a administração do fluxo financeiro dos seus clientes, com os créditos e débitos de todos os condomínios juntos.
O controle é feito através de relatórios administrativo-gerenciais mensais, pois como a conta é conjunta para todos os membros, não há a possibilidade de apresentar os detalhes através do extrato bancário e essa é uma das grandes desvantagens dessa alternativa. Dessa forma, cabe à administradora controlar todos os rendimentos e saídas de cada unidade que está sob sua responsabilidade.
Essa prática tem se tornado mais comum, pois ela possui um aspecto altamente positivo: uma significativa redução dos gastos com taxas bancárias. Além disso, ela profissionaliza o gerenciamento dos recursos, pois conta com a agilidade operacional da administrante e dos seus profissionais, desburocratizando as atividades econômicas do prédio.
Síndicos que não possuem muitos conhecimentos específicos sobre gestão de capital e que não queiram ficar com essa responsabilidade sob sua tutela podem se beneficiar desse tipo de opção, desde que escolham uma corporação com seriedade e reconhecimento do mercado, além de uma equipe competente na supervisão dos resultados.
Conta vinculada
A conta vinculada é a outra alternativa para quem precisa administrar os recursos de um condomínio. Nesse caso o dinheiro fica em uma conta exclusiva, que não é dividida com nenhum outro cliente. A administradora ainda poderá fazer o controle jurídico, balanços mensais e a emissão de boletos, mas a gestão financeira fica por conta do síndico.
A principal vantagem é o maior controle dos recursos disponíveis, sabendo através de extratos o quanto de dinheiro está disponível de forma precisa e na hora que isso for necessário, minimizando os riscos de qualquer problema com as empresas do setor.
O lado negativo é que o condomínio fica com a responsabilidade de dispor de recursos para o cumprimento de todas as obrigações e para os pagamentos nas datas certas.
O síndico precisa entender muito dos pormenores do gerenciamento desses valores e deve se atentar para a manutenção dos documentos e da sua devida atualização continuamente, seja por conta da modernização dos cadastros dos representantes legais da conta, seja para controle das emissões de cheques, das ordens de pagamento de contas e funcionários ou para as autorizações de cobranças.
Um dado importante que não pode ser negligenciado é a observação do que prevê a Convenção de Condomínio. Algumas determinam que as arrecadações devam ser depositadas em conta corrente vinculada ao condomínio. Se há essa determinação e o síndico opta pela conta Pool, e a administradora por ventura entrar em falência, levando o condomínio a perder todo seu dinheiro, poderá o síndico ser responsabilizado já que descumpriu um preceito da Convenção Condominial.
Como podemos ver, tanto a conta pool quanto a conta vinculada apresentam aspectos positivos e negativos. Cabe ao síndico analisar com cuidado qual é a melhor alternativa para sua situação e escolher com sabedoria.
Portal Ao Síndico - Economize resolvendo tudo em um só lugar!