Cartilha “Namoro Legal”

19

ago | 2019

Cartilha “Namoro Legal”

Valéria Scarance esteve presente no 3º Encontro de Síndicos Guarulhos no último sábado dia 17.08 com a Palestra - Relações abusivas e prevenção ao feminicídio. Tema atual afinal nos últimos anos, o termo relacionamento abusivo ganhou grande visibilidade. Trata-se de condutas de dominação sobre o outro que podem causar danos, tanto psicológicos quanto físicos. Quem enfrenta a situação, normalmente tem dificuldade em notar os primeiros sinais de abusos porque muitos deles são considerados normais na sociedade.

Com o objetivo de orientar jovens a perceberem atitudes abusivas do companheiro, a promotora de Justiça do Ministério Público produziu a cartilha "Namoro Legal", que contém dicas práticas de como perceber se uma relação está se tornando tóxica.

"Nós, que trabalhamos com a luta pela igualdade de gênero, percebemos a necessidade de conversar com as jovens de um jeito diferente. E a cartilha surgiu dessa forma", explica Valéria 

Sem usar as palavras "violência", "vítima" e "agressor", a cartilha é didática e fornece sete dicas sobre namoro. A ideia é que meninas que estejam passando por relacionamentos abusivos, mas ainda não perceberam a situação, se interessem pelo assunto e passem a reconhecer condutas dominadoras do parceiro.

"Essas dicas, embora sejam leves e práticas, trazem uma mensagem muito poderosa e importante", afirma Valéria. "O objetivo é que ela [cartilha] seja um importante instrumento de prevenção a relacionamentos abusivos e ajude a jovem mulher a refletir sobre suas relações e a impor limites para que os abusos não evoluam para um caso mais grave como a violência física".

7 Dicas do #NamoroLegal

  1. Confie na atitude. Não nas palavras
    Antes de mergulhar de cabeça em uma relação é importante descobrir com quem você está. Muitos garotos fazem declarações de amor e colocam apelidos fofinhos nas namoradas, mas, ao mesmo tempo, têm atitudes explosivas, são autoritários, insensíveis, criticam tudo o que a namorada fala, seu corpo, sua postura, seus amigos, sua família... Opa! Fique atenta!
  2. Seu espaço é só seu
    Não abandone o que te faz feliz! Valorize o seu espaço, o seu território físico e mental, o lugar onde você se sente segura e conectada com sua essência. Esse espaço compreende sua família, amigos, estudo, trabalho e lazer, seu modo de ser. E você não deve abrir mão desse espaço por ninguém!
  3. O "código da boa namorada"
    Você já ouviu falar do "Código da Boa Namorada"? Nunca? É porque ele não existe. Não existe essa de "namorada ideal". No namoro, você não é obrigada a seguir uma lista de comportamentos permitidos ou proibidos para garotas. Muito menos, impostos pelo namorado. Respeite seus próprios limites e aprenda a dizer "não" quando a resposta em seu coração for "não".
  4. A chave da sua vida
    Vamos falar sobre algo muito importante? Em um namoro legal, cada um mantém a chave da sua vida em seu próprio bolso. Isso quer dizer que você não deve deixar as decisões da SUA vida nas mãos dele.
  5. Não vá morar na lua
    Sabe aquele momento em que você está apaixonada? O crush conta uma piada e você se mata de rir, olha o celular um milhão de vezes esperando um simples "oi, linda", sai pela rua espalhando bom dia pra todo mundo como se tivesse ganhado na loteria...
  6. Saia dessa montanha russa de emoções
    Um dia, você está feliz lá nas estrelas e, no outro, está triste jogada na cama. Você percebe que o crush mudou. Ele explode de ciúmes e depois pede desculpas. Vira especialista em críticas que te deixam arrasada e diz que elas são para te ajudar a melhorar, para seu próprio bem. Ou ele parece contorcionista para olhar outras garotas bem debaixo do seu nariz e ainda te acusa de ser ciumenta ou louca. Xinga num dia, porque estava nervoso, e te agrada no outro. E lá vem outra crise, seguida de mais desculpas.
  7. A dica de ouro: Sorry, fera não vira príncipe com "seu amor"
    Garota inteligente, linda e poderosa, existe um segredo de OURO muito importante: nós, garotas, fomos enganadas por séculos, sabia? Ensinaram que cabe às garotas transformar, com seu amor, qualquer um em príncipe encantado. Desculpe dizer, mas esta é a maior FAKE NEWS da história. Não acredite na ilusão de que o seu amor irá mudá-lo.

Leia a íntegra na #CartilhaNamoroLegal

 

Valéria Scarance

Valéria Scarance

Promotora de Justiça especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. autora do livro "Lei Maria da Penha: o Processo Penal no Caminho da Efetividade" Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Púbico.