31
jan | 2020
Como economizar água no condomínio.
O consumo de água é um dos itens de grande peso na taxa do condomínio. Por isso toda medida voltada a economizar água no condomínio é muito válida.
Para auxiliar os síndicos fizemos este guia com várias dicas para economizar água no condomínio.
ACOMPANHE O CONSUMO
O síndico deve ter o hábito de acompanhar o consumo de água através do hidrômetro diariamente. O ideal é anotar sempre pra ter uma ideia do consumo médio diário, desta forma se houver alguma alteração muito grande o síndico deve verificar se existe algum vazamento. Caso o síndico não resida no condomínio um funcionário deve ficar responsável por essa verificação diária.
CONSCIENTIZE OS MORADORES
Inicialmente o síndico deve conscientizar os moradores das alterações feitas pela Sanepar e do impacto que isso pode ter na conta de água do condomínio. É importante contar com a colaboração de todos nesse sentido, principalmente em condomínios que não dispõe de medidor individual de água. O síndico pode imprimir um conjunto de recomendações que fique ao alcance de todos com as seguintes dicas:
OTIMIZE O CONSUMO DE ÁGUA
Planeje a lavagem de roupa de forma a aproveitar melhor a capacidade da máquina de lavar. Prefira acumular mais peças para lavar de uma só vez a lavar poucas peças várias vezes por semana. A mesma coisa se recomenda quanto a lavar a louça, lembrando sempre de deixar a torneira fechada enquanto estiver ensaboando as louças. Se você tiver máquina de lavar louça, use-a, ela gasta menos água do que lavar a louça na pia.
BANHOS MAIS RÁPIDOS
Cada 5 minutos ligado um chuveiro consome em média 70 litros de água. Banhos mais curtos são uma das medidas mais eficazes para economizar água.
FECHAR O REGISTRO
Oriente os moradores a fecharem o registro de água quando viajarem. A medida ajuda a evitar possíveis vazamentos.
COMUNICAR QUALQUER ANORMALIDADE
Oriente os moradores a comunicarem o síndico ou zelador sempre que houver uma suspeita de vazamento ou de infiltração. Quanto mais rápido o problema for resolvido menos água ser desperdiçada.
CONSCIENTIZE OS FUNCIONÁRIOS
Treine e conscientize os funcionários do condomínio a economizarem água.
FAXINA DAS ÁREAS COMUNS
Instrua os funcionários a primeiro varrer a sujeira ao invés de usar o esguicho de água para limpar calçadas, garagem e demais pisos. Depois de varrer, peça que os funcionários usem balde com água e produto de limpeza ao invés de mangueira ou máquina de pressão.
JARDIM
Sempre que possível usem água de reuso para regar as plantas e jardins do condomínio. Além disso, oriente os funcionários para fazerem a rega no começo da manhã ou final da tarde, momentos de menos calor, evitando que a água evapore rapidamente e haja necessidade de usar mais água para regar. No inverno a rega pode acontecer em dias alternados.
PISCINA
Condomínios que possuem piscina exigem alguns cuidados. Como deixar a piscina externa coberta quando não estiver sendo usada, evitando evaporação da água. Em dias de tempo muito seco ou mesmo com o vento o nível de água pode baixar até 5 cm. Cobrir a piscina faz com que se evite essa perde.
Além disso, após chuva deve-se fazer a retrolavagem da piscina. E na limpeza de rotina use a opção filtrar para evitar desperdício de água.
EM CASO DE FALTA DE ÁGUA
Imediatamente feche o registro de entrada a fim de evitar que o ar que fica no encanamento seja computado pelo hidrômetro como consumo de água.
Veja também:
Calendário Sazonal das principais datas comemorativas de 2020 para síndicos
Calendário com as principais demandas do síndico, mês a mês
Síndico deve evitar gastos indevidos
Se ainda tem alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima.
As melhores empresas e informações estão no Portal Ao Síndico.