25
ago | 2021
Como organizar a documentação do condomínio
Realizar a gestão (organização) dos documentos em um condomínio não é tarefa fácil para um síndico, mas com algumas dicas e estratégias conseguirá realizar isso sem problemas.
Técnicas de organização e contratar pessoas para fazer o serviço, como por exemplo, uma administradora de condomínios que seja especialista no assunto. O importante é manter toda a documentação segura.
É uma tarefa que exige muita dedicação e responsabilidade por parte do síndico, além das questões a se tratar do dia a dia, deve também cuidar do sistema dos documentos que podem ser solicitados pelos moradores.
Para evitar danos escolha um local seco e arejado, de preferência no próprio condomínio, é bom ter sempre a documentação ao seu alcance.
Os documentos mais importantes do condomínio são:
- Planta do condomínio;
- Comprovantes de pagamentos das contas como água, luz, serviços de manutenção, multas, tributos e taxas entre outros;
- Orçamentos de serviços;
- Contratos de obras;
- Documentos (Registros) da assembleia;
- Regulamento interno;
- Documentos pessoais dos condôminos e dos funcionários.
Observação: Para economizar espaço e ter uma melhor organização procure fazer uma inspeção dos documentos que já perderam validade jurídica, isso ajuda a adiantar o processo caso esteja procurando algum documento importante.
Como organizar?
Os documentos podem ser solicitados por condôminos, é importante que os documentos estejam sempre organizados para evitar possíveis problemas.
Existem diversas formas, exemplos:
-Separar por categoria: boletos, cartas, recibos entre outras solicitações podem ser exigidas, separe por categoria para não perder muito tempo procurando o que deseja. Usar marcadores para determinados documentos, ou seja, os mais sigilosos é uma ótima opção;
- Realizar a digitalização: é uma prática comum em muitas empresas, a técnica permite que os documentos sejam salvos em versão digital, evitando danos e perdas, pois automaticamente é criado um backup onde poderá recuperar os arquivos caso haja alguma perda ou problema. Mas continue mantendo os documentos também na versão física;
-Contratar uma administradora de condomínios: um síndico pode se sentir sobrecarregado com tantas tarefas a fazer, considere contratar uma administradora para cuidar de toda a documentação do condomínio, pesquise a reputação das empresas e escolha a melhor opção, a empresa será responsável por auxiliar o síndico nas questões referentes à documentação do condomínio.
Manter a organização traz benefícios para o síndico e a todos do condomínio, garantindo a segurança dos documentos em formato físico ou digital, evitando assim problemas futuros.