10
jun | 2019
Como saber se há desperdício de dinheiro na gestão do condomínio?
Como saber se há desperdício de dinheiro na gestão do condomínio? ⠀
Alguns síndicos e membros da diretoria, muitas vezes por desorganização ou devido à sobrecarga causada pelas demais atividades que suas funções exigem, não apenas possuem dificuldades com o planejamento e o orçamento, como em muitos casos, chegam até mesmo a desconhecer por completo a realidade da saúde financeira do Condomínio. Alguns literalmente não sabem de onde vem e para onde vão os recursos.
Vamos destacar alguns sinais que indicam que há um desperdício de dinheiro. Confira a seguir quais são os indícios:⠀
-
Falta do controle de pagamento de serviços e fornecedores contratados;⠀
-
Ausência de acompanhamento da situação dos inadimplentes do condomínio;⠀
-
Falta de acompanhamento do uso de recursos de manutenção, como os materiais de limpeza, por exemplo;⠀
-
Falta de políticas que prezam pela economia relacionada às estruturas do prédio (os elevadores, por exemplo);⠀
-
Ausência de ações para conscientizar funcionários e condôminos sobre a importância da economia de água e energia.⠀
⠀Esses são os pontos mais comuns e servem como um bom ponto de partida para ver se o condomínio está gastando mais do que deveria.⠀
Para que você e seu Condomínio não cometam esses erros, recomendo que você comece refletindo sobre dois pontos básicos:
O Condomínio possui o real controle das suas finanças?
Todas as contas a receber e a pagar do Condomínio são registradas? Esses registros são identificados de acordo com os diferentes meios de pagamentos (dinheiro, cheque, cartão de débito ou crédito, etc.) em uma planilha simples ou em um software de gestão? O Condomínio consegue identificar de forma clara qual o saldo devido por cada condômino e qual o saldo a pagar devido a cada fornecedor? Se as respostas para as perguntas acima forem todas sim, já estamos começando bem!
Por meio da DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) que pode ser preparada pelo seu Contador regularmente, também é possível analisar mais profundamente as informações e estabelecer métricas e metas financeiras para o Condomínio no curto e médio prazo.
Há desperdícios no Condomínio que poderiam ser evitados?
Gastos que poderiam ser evitados ou postergados com materiais de limpeza e escritório, por exemplo, ou com serviços contratados e executados de forma desnecessária, geram despesas e custos que podem ser extremamente nocivos para as finanças condominiais.
A instalação de sensores de presença nas áreas comuns para acionamento da luz, por exemplo, é um investimento que costuma gerar economia no curto ou médio prazo. Verificar constantemente a presença de vazamentos e reaproveitar a água da chuva, também são medidas que ajudam muito a diminuir os custos com serviços de abastecimentos
É importante também prestar atenção aos desperdícios de horas dos funcionários causados por processos internos que poderiam ser aprimorados ou automatizados. Afinal, tempo é dinheiro! Certo!?
Veja também: Dicas de como evitar disfarces comuns de ladrões de condomínios ou Posse de arma dos condôminos: leia pontos a favor e contra o novo decreto
Se ainda tem alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima.
As melhores empresas e informações estão no Portal Ao Síndico.