13
abr | 2023
Controle de acesso: 4 sinais de que é necessário melhorar
Seja em condomínios residenciais ou empresariais, o controle de acesso é uma etapa fundamental, que dará a permissão para quem realmente está autorizado a entrar e proibirá quem tem más intenções. Portanto, é o seu papel garantir que esse procedimento seja cumprido à risca e rigorosamente para não haver nenhum problema.
Por isso, antes de tomar qualquer providência, é necessário verificar e compreender o que pode estar acontecendo no controle de acesso e o que é necessário melhorar.
LEIA TAMBÉM: Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos
Para te auxiliar, neste blog iremos te fazer compreender os erros cruciais no controle de acesso que prejudicam a segurança e a tranquilidade de todos os envolvidos.
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ACESSO EFICIENTE
Estamos cansados de saber o quanto os criminosos têm inovado nas práticas para invadirem condomínios, sejam residenciais ou comerciais, para efetuarem roubos, furtos e assaltos. Inclusive, uma modalidade bem comum é eles se passarem por prestadores de serviços ou conhecidos do morador para tentar entrar no empreendimento. Outros costumam ser mais ousados e fingem ser os próprios moradores..
Perigoso, não é?
Por isso, a importância do controle de acesso eficiente é para evitar e prevenir que essas ações ocorram. Afinal, os usuários não devem se sentir inseguros e desprotegidos em um ambiente conhecido, como a casa ou o trabalho.
Em suma: o controle de acesso baseia-se na prevenção e proteção dos riscos que podem afetar as pessoas, instalações e bens. Ele faz isso de uma forma que padroniza a maneira como os indivíduos acessam os ambientes, além de também tornar inviável a circulação de pessoas não autorizadas em áreas predeterminadas.
É de extrema importância saber o que e quem entra e sai de sua empresa ou condomínio, para garantir a segurança, tanto das pessoas no local como de seus bens.
4 ERROS CRUCIAIS NO CONTROLE DE ACESSO DO CONDOMÍNIO
1. FALTA DE MONITORAMENTO
A falta de monitoramento do acesso às áreas comuns, portaria e garagem pode permitir a entrada de pessoas não autorizadas. Dessa forma, para um monitoramento ser mais assertivo, o condomínio precisa ter conhecimento das novas tecnologias que podem ajudar nesse controle e verificação.
2. FALHA NA CHECAGEM DE IDENTIDADE
A falha na checagem de identidade pode permitir a entrada de visitantes ou prestadores de serviços sem autorização. Nesse sentido, existem diversos equipamentos e práticas por parte dos funcionários que ajudam durante esse procedimento. A checagem é fundamental para verificar, validar e autorizar a entrada de desconhecidos no empreendimento.
LEIA TAMBÉM: Qual o prazo para guarda de documentos em condomínio?
3. FALTA DE TREINAMENTO DE USUÁRIOS
Usuários desinformados podem permitir o acesso de pessoas não autorizadas ao compartilhar senhas ou deixar portas abertas. Por isso que precisa existir um guia de orientações a serem transmitidas para funcionários e pessoas que circulam no ambiente todos os dias. Isso servirá para ficar claro quais procedimentos precisam ser seguidos de todas as partes envolvidas.
4. FALHA NA MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE ACESSO
O barato pode sair caro. Equipamentos de controle de acesso mal conservados ou desatualizados podem permitir que pessoas não autorizadas entrem nas áreas restritas. Parece algo banal, mas ocorre com mais frequência do que estamos acostumados e não pode ser deixado de lado.
COMO MELHORAR O CONTROLE NO SEU CONDOMÍNIO
Existem diversas formas de melhorar a segurança do condomínio, fazendo com que os moradores, funcionários e visitantes se sintam seguros e protegidos.
Como, por exemplo:
Criar um planejamento de segurança, que verifique os pontos de vulnerabilidade no controle de acesso;
Investir em tecnologia de alta qualidade para fazer uma validação e autorização mais rápida e assertiva (Reconhecimento Facial, Portaria Remota, Verificação à distância e etc.);
LEIA TAMBÉM: Principais dificuldades na gestão de um complexo de condomínio
Contar com profissionais treinados para lidar com diversos tipos de abordagem e apenas liberar a entrada de pessoas autorizadas.
Esses são elementos essenciais, mas não só isso! É necessário entender que, quanto mais completo o controle de acesso é, menores são as chances de invasões ao empreendimento.
Se ainda tem alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima.
As melhores empresas para estão no Portal Ao Síndico.