
28
set | 2020
Cuidados Pós Pandemia na Reabertura de Áreas Comuns em Condomínio
Aos poucos estamos aprendendo a nos readaptar ao novo cenário pós pandemia (SARS-CoV-02), e junto a nova realidade surge muitas dúvidas de como proceder com a reabertura de áreas comuns nos condomínios.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas). A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão contaminadas;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Daí a necessidade de elaboração de protocolos, que atendam as regras sanitárias e governamentais. Para isso a administração deve conhecer seu espaço, ou seja, as áreas comuns que necessitam de adaptações para uma reabertura com maior segurança para todos.
Para elaboração desses protocolos, é importante seguir um padrão onde contenha a descrição detalhadamente de todos os tópicos que serão adotados, inclusive referente a frequência de higienização desses espaços.
É possível conviver com essa nova realidade, desde que sejam atendidas as expectativas de segurança nos condomínios.
Veja também:
O empoderamento da mulher no condomínio
Condomínios se preparam para a reabertura das áreas comuns
O uso de máscaras nas áreas comuns do condomínio
Se ainda tem alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima.
As melhores empresas e informações estão no Portal Ao Síndico.