17
jan | 2019
Dicas de como realizar manutenção de telhas e calhas no condomínio
O condomínio precisa sempre ser revisado em diversos setores. Alguns deles, que é de extrema importância, são as telhas e calhas. As calhas visam garantir um destino correto para a água da chuva.
Ao longo do tempo, é comum que elas sejam obstruídas por folhas, sujeira, poeira acumulada, pedras e pequenos galhos. Com o aumento das chuvas por conta do clima no verão, pode aparecer uma infiltração ou uma água parada em lugar indevido por conta de algum problema de instalação ou manutenção.
A impermeabilização das calhas é uma solução que pode resolver o problema de infiltração em calhas de alvenaria de forma definitiva. Confira a seguir algumas dicas de como realizar manutenção de calhas e telhas no condomínio:
1. Frequência de limpeza
Em condomínios, a frequência da manutenção depende de vários fatores como a localização – próximos a árvores ou não – e até mesmo do comportamento dos condôminos. Muitas vezes pequenas sujeiras descartadas pelas janelas e sacadas vão depositando nas calhas e aumentam a necessidade de manutenção e uma maior periodicidade de execução desse serviço.
Essa avaliação pode ser feita com mais detalhes por um prestador de serviços especializado.
2. Contratação de serviços
O mais importante, independentemente da frequência, é garantir que o serviço seja executado por uma empresa especializada. Isso devido à qualidade do serviço que, quando realizado por bons prestadores, incluem uma garantia e o uso de produtos adequados.
Além disso, é importante que a atividade seja executada com segurança e seguindo as normas específicas deste tipo de trabalho, evitando problemas futuros para o condomínio.
3. Limpeza
Além de afetar a limpeza, a estética e a estrutura do condomínio, as calhas sem manutenção podem inclusive gerar doenças. Por isso, fique atento à manutenção delas em seu condomínio.
Um exemplo? A campanha contra a dengue e o mosquito responsável pela sua disseminação, o Aedes Aegypti, continua, e faz um alerta sobre a água parada – seja em vasos de plantas, pneus, caixas d’água destampadas e afins. Porém, não se fala muito na água parada gerada por calhas sem manutenção, mas esse ambiente também pode se tornar um criadouro de larvas e mosquitos. Portanto, vale a pena ficar atento.
4. Redução de custos e preocupação ambiental
Você já pensou que a limpeza das áreas comuns como estacionamento, playground, calçadas, entre outros espaços, pode ser feita sem gastar a água do condomínio? Sim, aproveitando a água da chuva, é possível gerar economia, além de claro, contribuir com o consumo sustentável da água, contribuindo para evitar racionamentos.
A destinação da água captada pela calha para uma cisterna permite esta utilização, após a filtragem, para todos os fins relatados acima. Mas, para isso, também é importante contratar empresas especializadas e em concordância com o trabalho executado na manutenção das calhas. Dê preferência às empresas que atuem em conjunto para que o sistema seja bom para captação e para a destinação correta e mais adequada da água da chuva. Assim, o que era uma dor de cabeça e fonte de reclamação passa a ser fonte de sustentabilidade e economia para os condôminos.
Portal Ao Síndico - Economize resolvendo tudo em um só lugar!