Má gestão de condomínio: 2 sinais de alerta que não deve ignorar

03

jun | 2019

Má gestão de condomínio: 2 sinais de alerta que não deve ignorar

Uma má gestão de condomínio pode provocar insatisfação nos moradores de um prédio porque não corresponde com às expectativas, não cumpre com as suas responsabilidades, não dá resposta às necessidades dos condôminos ou até vai contra às mesmas. No entanto, por falta de informação, conhecimento ou experiência, nem sempre é fácil perceber o que está ocorrendo de forma errada, ou quão grave é a situação e que medida é ajustada a ela. Se, eventualmente, o descontentamento tem fundamento e se é motivo para proceder a mudanças na administração do condomínio. Neste artigo, reunimos dois sinais de alerta que não deve ignorar, dois sintomas de que existe má gestão de condomínio. Se reconhece uma destas situações, contate com o Ao Síndico, para encontrar a solução para a gestão do seu condomínio.

1 – Prestação deficiente de contas

Quando a gestão de condomínio de um prédio tem uma fraca e má organização financeira, a consequência mais visível é a falta de recursos para a realização de obras de conservação, melhoria ou reparação. Uma boa gestão financeira, que tenha em atenção o cumprimento dos prazos de pagamentos, é fundamental para garantir o normal funcionamento do prédio, pelo que a administração deve:

• Informar os condôminos, com a devida antecedência, sobre os valores e respetivos prazos de pagamento de quotas e outras rubricas. Se os moradores são surpreendidos com o pagamento de montantes avultados é sinal de uma gestão pouco preventiva e ineficiente;

• Fazer um controle permanente dos gastos e respetivos prazos, bem como dos valores a receber de quotas e outras rubricas. A desorganização no controle das contas indica uma clara falha na gestão de condomínio, com sérias consequências;

• Efetuar o pagamento das despesas e garantir a saída e entrada das receitas tudo no seu devido tempo.

A transparência na organização financeira de um condomínio é muito importante. Se os moradores não têm acesso à situação financeira do seu condomínio e aos pagamentos que terão de efetuar, se não lhes é apresentada uma prestação anual de contas e um relatório de receitas e despesas para cada ano, urge convocar a assembleia e discutir estes problemas. Irregularidades nas contas são sinal de alarme para uma má gestão de condomínio.

2 – Ausência de manutenção e de vistoria no edifício e seus equipamentos

As reparações de manutenção e as vistorias nos prédios garantem a segurança e bem estar dos seus moradores. Muitas vezes, previnem gastos mais avultados com grandes obras. A gestão de condomínio deve zelar pelo patrimônio, definindo um plano de manutenção e vistoria do prédio, por forma a garantir a segurança de todos e a conservação do edifício. No seu prédio, os extintores são recarregados por empresas profissionais?,

Os elevadores são controlados, regularmente, por técnicos especializados? Os jardins e os espaços comuns estão limpos e cuidados? Quando há uma avaria, a reparação é imediata? Você realiza no mínimo 3 orçamentos para dar transparência as compras?

Se respondeu “não” a alguma destas questões, é sintoma de má gestão de condomínio. Olhe que não existe uma atitude cautelosa e preventiva, decididamente deve ser repensada.

A lei obriga à realização de manutenções obrigatórias, o que significa que caso não sejam feitas, a omissão será responsabilidade do síndico. Aliás, muitas vezes, em assembleia, os condôminos decidem proceder a obras de melhoria ou de prevenção para garantir a segurança de todos e aumentar o bem-estar. Importa ter em atenção que não são permitidas obras sem deliberação prévia da assembleia de condôminos. Ninguém poderá ser obrigado a pagar para projetos que não tenham sido discutidos e aprovados previamente.

Identifica estas situações?

Se identifica a dificuldade de encontrar fornecedores testados e de apresentar orçamentos de empresas profissionais a fim de dar transparência a sua administração não hesite em contactar-nos

Veja também:  

Síndico deve registrar ocorrência de violência doméstica em condomínios

Salário de síndico? Lei, tributação e obrigações do condomínio 

Como se candidatar a síndico

Se ainda tem alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima. 

As melhores empresas e informações estão no Portal Ao Síndico. 

 

Portal Ao Síndico

Portal Ao Síndico

Há mais de 10 anos no mercado de trabalho, o Portal Ao Síndico foi feito para você que trabalha ou atua como Síndico e para empresas que oferecem algum serviço para Condomínios. Nossa missão é unir os melhores fornecedores e trazer aos síndicos as melhores soluções dentro da região metropolitana de São Paulo.