10
fev | 2023
O que faz um zelador, afinal? Conheça 23 principais funções!
Você já parou para pensar sobre o que faz um zelador? Seu papel é extremamente importante para manter tudo funcionando perfeitamente no condomínio e, assim, garantir que os moradores desfrutem ainda mais das vantagens de morar em apartamento, com mais segurança.
Apesar de terem funções diferentes, é comum a confusão entre o papel do zelador e do porteiro, já que em alguns casos uma mesma pessoa desempenha as duas funções.
No entanto, é fundamental que tanto o síndico quanto os moradores entendam bem as quais são as atribuições da zeladoria. Assim, saberão em quais momentos deve ser acionada. A seguir, saiba tudo sobre a função do zelador no condomínio!
Afinal, o que faz um zelador?
Manter um condomínio em ordem não é uma tarefa simples. Isso porque há uma grande quantidade de pessoas convivendo em um mesmo espaço, com hábitos e personalidades diferentes.
Também, há toda uma infraestrutura que precisa estar em plenas condições para o bem-estar dos moradores. E, ainda, há outros funcionários do condomínio que precisam ser supervisionados, bem como os prestadores de serviços terceirizados.
Se um desses aspectos apresentar alguma falha, todo o condomínio será prejudicado. Para evitar que isso aconteça, existe a figura do zelador. Como o próprio nome sugere, é o responsável por zelar pelo prédio e pelas atividades realizadas em todo o ambiente.
Na prática, isso significa que é o braço direito do síndico.
LEIA TAMBÉM: Como melhorar a segurança do condomínio em 2023?
Ou seja, o zelador é o líder dos demais colaboradores, que devem prestar a ele contas sobre suas atividades. Sendo assim, as principais funções do cargo são:
manter o síndico informado sobre todos os acontecimentos importantes do condomínio;
supervisionar todos os trabalhos executados nas áreas comuns, como limpeza, reparos e manutenção, seja por funcionários do próprio condomínio ou terceirizados;
verificar diariamente o funcionamento dos elevadores, sistemas de interfonia, portaria, portões, iluminação das áreas comuns e sistemas de segurança;
liderar a equipe que trabalha no condomínio;
receber e acompanhar representantes do poder público em inspeções e fiscalizações;
distribuir correspondências, encomendas e circulares emitidas pelo condomínio;
acompanhar as mudanças que chegam e saem do condomínio e cuidar para que as instalações e estruturas não sofram danos;
acionar polícia ou bombeiros caso haja necessidade;
zelar pela segurança dos moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e do patrimônio do condomínio;
manter a organização geral do condomínio;
realizar rondas e inspecionar as dependências em vários períodos do dia e providenciar os devidos reparos se constatar algum problema;
garantir o cumprimento das normas do Regimento Interno e da Convenção de Condomínio por todos, incluindo moradores, funcionários, visitantes e prestadores de serviços;
acionar órgãos públicos competentes para denunciar irregularidades que possam causar prejuízo ou colocar em risco as pessoas e o patrimônio do condomínio;
transmitir aos colaboradores as ordens dos superiores;
receber reclamações dos moradores e repassá-las ao síndico;
ajudar o síndico a montar a escala de folga e de férias dos outros funcionários;
providenciar os materiais necessários para que os outros colaboradores possam executar suas tarefas com segurança e eficácia;
atender e orientar moradores e visitantes sobre assuntos referentes ao condomínio;
efetuar pequenos reparos (como troca de lâmpada e fusíveis), desde que tenha conhecimento, e solicitar profissionais habilitados para serviços técnicos;
estar presente durante a visita de técnicos das concessionárias de gás, água, energia elétrica e telefonia;
treinar funcionários recém-contratados;
acompanhar, fiscalizar e reportar ao síndico todos os tipos de obras e reparos realizados no condomínio;
realizar o controle de manutenção preventiva.
Qual é a diferença entre as funções do porteiro e as do zelador?
Como você viu, o zelador tem uma grande quantidade de atribuições. Para executá-las, deve fazer rondas e fiscalizações por todo o condomínio, enquanto o porteiro exerce serviços exclusivamente de portaria. Como é um dos responsáveis pela segurança de todos do condomínio, tanto moradores quanto funcionários, ele não deve se ausentar do seu posto de trabalho.
Desse modo, as principais funções de um porteiro são:
controlar a entrada e a saída de moradores, visitantes, funcionários diretos do condomínio, terceirizados e prestadores de serviços;
transmitir e cumprir as ordens do zelador;
receber correspondências e encomendas;
repassar ao zelador as ocorrências e reclamações que observar no condomínio.
Então, podemos dizer que o zelador é o profissional que tem contato direto com a gestão e administração do condomínio, enquanto o porteiro cuida do controle de acesso de todos e realiza o recebimento de correspondências.
LEIA TAMBÉM: LGPD: os dados mais sensíveis de um condomínio
É fundamental compreender bem a distinção entre as duas funções, pois tanto o acúmulo de atividade quanto o desvio de funções são prejudiciais para o condomínio.
Assim, não há como o zelador também realizar o serviço de portaria, já que suas atividades requerem que ele circule por todo o condomínio. Do mesmo modo, o porteiro não pode deixar a portaria, impossibilitando-o de executar as funções de zeladoria.
Quando é necessário acionar o zelador?
O trabalho do zelador abrange todo o funcionamento do condomínio para garantir a harmonia, o bem-estar e a segurança dos moradores. Assim, ele é o intermediário entre os condôminos e o síndico.
Sempre que um usuário se sentir prejudicado ou notar algum problema que comprometa o condomínio, deve procurar o zelador para tirar dúvidas sobre como proceder, registrar informações ou para que ele repasse a questão ao síndico.
Alguns exemplos de situações que podem ser levadas ao zelador são:
reclamação de um morador com os latidos dos animais em apartamento;
agendamento de alguma mudança;
realização de obra em um apartamento;
necessidade de reparo no portão eletrônico da garagem;
falta de algum funcionário por problema de saúde; chegada de uma empresa terceirizada para efetuar serviços de paisagismo e jardinagem.
Agora que você já sabe o que faz um zelador, poderá acioná-lo nas situações corretas. Lembre-se de que ele tem como objetivo promover o bem-estar e a segurança de todos. Então, ao escolher o apartamento ideal para morar, não se esqueça de analisar se o condomínio conta com um bom zelador e quais são suas funções.
O que achou do post? Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o cargo de zelador? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias conosco e com outros leitores. Até a próxima.