O que se sabe sobre o prédio de 23 andares evacuado às pressas após danos em colunas

19

fev | 2024

O que se sabe sobre o prédio de 23 andares evacuado às pressas após danos em colunas

O Condomínio Giovannina Sarane Galavotti está situado na Avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação. O edifício conta com 23 pavimentos, além do subsolo. São 133 apartamentos distribuídos em 19 andares de moradias. Aproximadamente 250 pessoas vivem permanentemente no local.



1. Quais são os danos estruturais?

Segundo a Prefeitura de Praia Grande e o Corpo de Bombeiros, três pilastras sofreram cisalhamento [ruptura por esforços] no último dia 13 de fevereiro.

Ainda de acordo com o município, as pilastras danificadas foram localizadas no subsolo, térreo, G1 [Garagem 1] e G2 [Garagem 2].

2. Existe risco de queda?

Segundo Marco Ávila, síndico e morador do edifício, a construção não corre risco de queda iminente. Uma vistoria no local foi feita por técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), da Defesa Civil e da Secretaria de Urbanismo (Seurb) da cidade.

Aproximadamente duas mil escoras metálicas foram colocadas nas três pilastras danificadas do edifício. A informação foi divulgada pela prefeitura.

A ação emergencial tem como objetivo reduzir o máximo possível da carga estrutural dos pilares que sofreram o cisalhamento, ainda de acordo com o município. Outra medida, que foi colocada em prática com a mesma meta, diz respeito ao esvaziamento da caixa de água do edifício.

4. Onde estão os moradores?

A maioria das famílias residentes no edifício está hospedada na casa de parentes. Segundo a prefeitura, cada família decidiu organizar sua logística para lidar com este período de interdição total do edifício.

5. Qual é o posicionamento da construtora e do condomínio?

Em nota, a Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda., por meio de seus representantes, informou que está ciente da ocorrência e prontamente deslocou engenheiros e técnicos para identificar suas causas. Tão logo os laudos sejam emitidos, a construtora não se eximirá de prestar assessoria aos condôminos.

É fundamental ressaltar que não havia obras em andamento no prédio, toda documentação está regularizada, e uma comissão de moradores acompanha as etapas. Além disso, destaco a relevância da manutenção, para a qual o portal AoSindico.com oferece serviços de empresas qualificadas.

LEIA TAMBÉM: Principais dificuldades na gestão de um complexo de condomínio

Se ainda tem alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima. 

As melhores empresas para estão no Portal Ao Síndico. 



Portal Ao Síndico

Portal Ao Síndico

Há mais de 10 anos no mercado de trabalho, o Portal Ao Síndico foi feito para você que trabalha ou atua como Síndico e para empresas que oferecem algum serviço para Condomínios. Nossa missão é unir os melhores fornecedores e trazer aos síndicos as melhores soluções dentro da região metropolitana de São Paulo.