23
mar | 2020
Oito dicas para moradores e síndicos protegerem seu condomínio do coronavírus
A situação exige a tomada de decisões difíceis, para manter a responsabilidade com a vida de todos e evitar pânico
A pandemia da coronavírus está exigindo mudanças drásticas na rotina de todos, e nos condomínios residenciais não seria diferente. A situação exige a tomada de decisões difíceis, para manter a responsabilidade com a vida de todos e evitar pânico.
Para minimizar os riscos de propagação do vírus em condomínios, abaixo, o diretor executivo da Bap Administração de Bens, Rogério Quintanilha, responde a oito perguntas. Moradores e síndicos podem ajudar a melhorar o fluxo de pessoas dentro de espaços comuns, evitar aglomerações e melhorar a limpeza. Veja as dicas a seguir.
1. Reduza o acesso a áreas comuns
O síndico não só pode, como deve reduzir acesso a áreas comuns, como piscina, playground e até elevadores. Entretanto, em relação aos elevadores, cabe lembrar que não é possível discriminar pessoas que precisam usá-lo. É fundamental higienizar os elevadores e todas as áreas de acesso ao condomínio com maior rigor.
2. Limite a circulação de animais
Até então, se desconhece qualquer orientação oficial sobre cuidados especiais com animais. Por precaução, é melhor limitar a circulação dos animais em áreas comuns e o contato deles com pessoas infectadas.
3. Capriche na limpeza de puxadores e corrimãos
Todo cuidado com a administração interna do condomínio não é exagero. É preciso redobrar os cuidados com a limpeza de puxadores e corrimãos.
4. Afaste funcionários do grupo de risco
Porteiros, faxineiros e outros funcionários do grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, fumantes e pessoas que estejam fazendo tratamento com quimioterapia) devem ser afastados do convívio do condomínio, mas os pagamentos devem ser mantidos.
5. Reduza a circulação de funcionários
É preciso lembrar que muitos funcionários do condomínio usam transporte público para chegar ao local de trabalho e estão mais expostos à contaminação. Portanto, é recomendável reduzir a circulação de funcionários, mas sem deixar de pagá-los. Pode ser feito um rodízio.
6. Postergue reuniões e assembleias
As reuniões e assembleias devem ser postergadas. Condomínios só podem fazer reuniões virtuais se elas estiverem precisas na convenção ou forem aprovadas em alguma assembleia.
7. Evite a entrada de entregadores
Evite aumentar o fluxo de pessoas nas portarias, não importa quem seja.
8. Proíba festas nos salões ou o uso de churrasqueiras
Os síndicos devem proibir qualquer aglomeração no condomínio. A situação exige a tomada de decisões difíceis, para manter a responsabilidade com a vida de todos e evitar pânico.
Curta nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/AoSindico/
Visite nosso site: https://www.aosindico.com/
Cadastre sua empresa em nosso site, Tel: (11) 3311-0913