23
jun | 2021
Silêncio nos condomínios: como lidar com o barulho e minimizar conflitos
A questão do silêncio nos condomínios acaba gerando muitas discussões, das reclamações mais comuns são vizinhos que acabam fazendo muito barulho e que acaba incomodando os outros vizinhos e festas que excedem o horário limite do condomínio.
O síndico do condomínio acaba tendo que lidar com os problemas de convivência entre moradores. No código civil dos condomínios não existe uma específica Lei do Silêncio, apenas uma lei principal
(Lei n°10.406/2002) que trata sobre os direitos e obrigações dos síndicos e condôminos, com base nessa lei os gestores irão criar as normas para a Convenção do condomínio e regimento interno.
Então como o síndico fará para manter a boa convivência entre moradores?
Estabeleça regras: nem sempre podemos contar com o bom senso dos moradores, por isso é importante estabelecer regras na Convenção do condomínio para evitar conflitos entre os moradores, assim terão horários para as festas, arrastar móveis, utilizar instrumentos musicais entre outras atividades que possam causar incômodo por conta do barulho.
Lidando com os conflitos: Moradores que causam barulho em excesso e não respeitam as regras poderão ser notificados, e se persistirem multados. Não é indicado que o síndico intervenha em brigas pessoais, portanto avalie as queixas com outros moradores, para chegar a uma decisão.
É importante que cada morador tenha um bom senso e respeite as normas e as regras do condomínio, dessa forma muitos conflitos serão evitados, podendo assim ter uma boa convivência e estar em harmonia com o lar.