27
set | 2021
Sinais de estresse? Dicas para manter a calma e não perder a cabeça
Em meio a muita tensão, mudanças e incertezas um síndico passa por momentos difíceis e de muito estresse, isso serve tanto para o dia a dia quanto para essa época de pandemia, que as tensões aumentam.
Ter um bom método de trabalho, autocuidado e impor limites podem ajudar muito, é muito importante que o síndico cuide da saúde e bem estar em vários aspectos para conseguir fazer uma gestão de excelência. Logo abaixo segue as dicas de como manter a calma em meio às tensões do dia a dia.
- Tenha um método de organização: o uso de agendas para anotar as coisas mais importantes, planilhas com todos os compromissos e prazos, estar ciente que a gestão condominial exige várias disciplinas como direito e administração, estude e se mantenha atualizado.
- Tenha autoconhecimento e respeite seus limites: Conheça e respeite os seus limites, se pergunte se dará conta de fazer tudo no exato momento, não se sobrecarregue, assim evitará picos de estresse. Não ultrapassar o limite de atividades que pode executar.
- Dê prioridade a sua vida pessoal e familiar: Mantenha a calma e tente se desconectar um pouco do ambiente de trabalho, assim as ideias vão ter mais chance de fluírem e evitar estresse por não encontrar soluções para tais problemas. Um síndico precisa ter um espaço, vida social, precisa descansar, conversar, dê um tempo para si e para a família caso tenha, evitando assim problemas futuros como doenças como: depressão e ansiedade.
- Compartilhe suas responsabilidades: Um síndico não necessariamente precisa fazer tudo sozinho, é um ser humano como qualquer outro, precisa de ajuda quando não está mais dando conta de fazer as coisas sozinho, então compartilhe, debata assuntos com conselheiros e condôminos para ajudar nas decisões, exemplo: decoração, obras, manutenção, festas e etc.
- Faça parte de uma rede de apoio com outros síndicos: isso trará benefícios, o síndico pode compartilhar suas dificuldades, ideias, ajuda a encontrar soluções com a troca de experiências e ajuda com a solidão caso o síndico se sinta sozinho.
É importante ressaltar que os síndicos devem cuidar especialmente da saúde física e mental, procure meditar, ir ao médico, ler um bom livro, se distrair, fazer exercícios físicos ou até mesmo fazer terapia se necessário. Assim conseguirá fazer uma boa gestão e terá mais controle quanto situações estressantes.