
08
set | 2021
Síndico iniciante: Como lidar com as coisas no condomínio
Para um síndico que acabou de ser encarregado com as tarefas deve ficar confuso, sem saber o que fazer ou por onde começar. Precisa estar ciente das novas atribuições e responsabilidades. Com um bom método de trabalho, organização e autocuidado não será um problema cumprir as tarefas e fazer um bom trabalho. Abaixo seguem algumas dicas para síndicos iniciantes:
- Conheça a legislação e regras: É de extrema importância ficar atento às leis, seja do condomínio ou do código civil para condomínio. Por exemplo: a Lei nº 4.597/64, também conhecida como Lei do Condomínio, que estabelece regras e normas para a vida em condomínio, assim terá conhecimento suficiente para lidar com as questões do tipo e saber o que é correto ou não fazer. É um passo muito importante no começo da carreira de um síndico iniciante.
- Conheça os documentos do condomínio: Conhecer a vida financeira e administrativa do condomínio é de suma importância, então fique atento a organização dos documentos. Alguns exemplos: documentos e relatórios financeiros em geral, auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), contratos de manutenção e orçamento entre outros.
- Saber ouvir todas as partes: Existirão problemas no condomínio, seja entre vizinhos ou não e o síndico precisa estar ciente disso, ouvir ambas as partes, examinar o problema ou a situação e tomar a melhor decisão ajudará a resolver da melhor maneira possível. Seja observador, escute o que a pessoa tem a dizer, respeite o momento das pessoas e procure agir sempre de acordo com o regulamento interno do condomínio.
- Mantenha-se informado sobre a situação geral do condomínio: um síndico precisa estar ciente de todas as informações do condomínio, seja dos moradores ou não, para as tomada de decisões. Um ponto importante é ficar atento a situação do seguro do condomínio porque a contratação é obrigatória por lei, de acordo com :
-Decreto-Lei 73/1966
-Lei 4.591/1964
-Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX).
5- Seja profissional: Manter o respeito com condôminos e funcionários é muito importante, evitar levar os problemas dos moradores para o lado pessoal. Por exemplo: é comum ver condôminos nervosos por ter levado uma multa ou discutindo, nesse momento deverá ter profissionalismo, manter a calma e a postura para resolver o problema da melhor forma possível.
Com um bom treinamento, um bom método de trabalho, esforço, dedicação e muito estudo um síndico iniciante pode se tornar um ótimo síndico profissional e fazer uma gestão de qualidade no condomínio. Lembre-se de se manter informado, manter a calma e resolver os problemas da melhor forma.